Trata-se de um caderno de Redação criativa.
De acordo com o GÊNERO TEXTUAL que estamos trabalhando, proponho aos alunos o desafio de uma construção textual onde, a partir de um outro gênero, eles empreguem uma determinada classe gramatical, sinal de pontuação ou outros aspectos gramaticais.
As temáticas envolvem assuntos relacionados À construção da identidade, tais como:
- Perfil - Quem sou eu?
- Tenho medo de quê?
- A mulher da minha vida
- O homem da minha vida
- Da minha janela eu vejo
- Paródia ensinando pontuação (vírgula e outros sinais)
- Sou contra/ sou a favor
- Conto com substantivos
- Vendendo o impossível
- Mapa dos sonhos
De acordo com o sociólogo Domenico De Masi, o repouso bem-aproveitado é parte essencial da produtividade e até mesmo para a evolução da sociedade. Veja só o que ele nos diz:
O ócio é necessário à produção de ideias, e as ideias são necessárias ao desenvolvimento da sociedade. Do mesmo modo que dedicamos tanto tempo e tanta atenção para educar os jovens para trabalhar, precisamos dedicar as mesmas coisas e em igual medida para educá-los ao ócio.
Acredita-se que essa atividade promove um momento onde os alunos param um pouco do ritmo de exercícios no livro didático e outras atividades rotineiras em sala de aula para exercitar a criatividade, a fim de desenvolver as competências elencadas pela BNCC, por exemplo, como basilares para a formação completa dos indivíduos:
COMPETÊNCIAS
3.Repertório Cultural
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4.Comunicação
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
8.Autoconhecimento e Autocuidado
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário